Grupo de pesquisa

Grupo de Pesquisa “Termorregulação e Mecanismos de Fadiga”

O LAFISE faz parte do grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga (criado em 1989) que tem apresentado uma evolução constante, tendo se consolidado nos últimos anos como uma referência na área, com inserção internacional e uma produção científica crescente e de excelente qualidade. Os pesquisadores do Grupo tem sido capazes atender a convites para participação em eventos, bancas examinadoras no Brasil e no exterior, comissões oficiais de nível nacional, comissões editoriais nacionais e internacionais, assessorias e consultorias científicas e técnicas, sem prejuízos à sua produção científica.

Projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq., CAPES, FAPEMIG, FINEP). Os docentes recebem bolsa de produtividade do CNPq. Além disso, a vinculação do Grupo com um Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) possibilita a realização de um número significativo de trabalhos interdisciplinares realizados com a Fisiologia, a Medicina, a Engenharia, a Veterinária e a Fisioterapia, todos com resultados positivos representados por dissertações defendidas e artigos publicados em periódicos altamente qualificados. A realização de pesquisas em cooperação com universidades estrangeiras tem sido incrementada, com resultados positivos.

Os projetos atualmente em andamento contemplam as seguintes questões científicas: termorregulação durante o exercício em diferentes ambientes; efeitos do ambiente térmico sobre parâmetros metabólicos e sobre a fadiga; parâmetros metabólicos e fadiga muscular durante o exercício; efeitos de diferentes formas de hidratação sobre o desempenho em exercícios prolongados; características genéticas de atletas; termorregulação em indivíduos saudáveis durante o exercício; exercício e parâmetros imunológicos e de estresse; controle central da fadiga; avaliação do gasto calórico e da intensidade do esforço em atividades esportivas diversas. O Grupo realiza experimentos com voluntários humanos e com animais de pequeno porte.

Linhas de Pesquisa:

  • Balanço hídrico durante exercícios físicos.
  • Características genéticas de atletas de futebol
  • Intensidade do esforço e gasto calórico no futebol
  • Marcadores de estresse e alterações imunológicas relacionadas ao exercício físico.
  • Metabolismo, termorregulação e fadiga durante o exercício físico

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5585444129635711